Warning: include(/var/www/sulgospel.com/web/wp-content/plugins/wp-super-cache/wp-cache-base.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/sulgospel.com/web/wp-content/plugins/wp-super-cache/wp-cache.php on line 63

Warning: include() [function.include]: Failed opening '/var/www/sulgospel.com/web/wp-content/plugins/wp-super-cache/wp-cache-base.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /var/www/html/sulgospel.com/web/wp-content/plugins/wp-super-cache/wp-cache.php on line 63

Warning: include_once(/var/www/sulgospel.com/web/wp-content/plugins/wp-super-cache/ossdl-cdn.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/sulgospel.com/web/wp-content/plugins/wp-super-cache/wp-cache.php on line 80

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening '/var/www/sulgospel.com/web/wp-content/plugins/wp-super-cache/ossdl-cdn.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /var/www/html/sulgospel.com/web/wp-content/plugins/wp-super-cache/wp-cache.php on line 80
Dia Internacional da Síndrome de Down | Sul Gospel

Dia Internacional da Síndrome de Down

Data é oficializada em Nova York (EUA) e lembrada em todo o mundo

Hoje (21/3) é o dia oficial da Síndrome de Down e por essa razão será realizada na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, (EUA) uma conferência com o tema “Construindo o nosso futuro”. Serão debatidos alguns tópicos como educação inclusiva, participação política, vida independente e pesquisas científicas que serão discutidos por autodefensores, além de especialistas na síndrome, representando todos os continentes.

A data foi instituída pela Down Syndrome International (DSI), entidade que congrega associações de síndrome de Down de todo o mundo em menção aos três cromossomos número 21 que cada pessoa com síndrome de Down carrega. No Brasil, é a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD) quem articula e organiza eventos em todo o país.

A síndrome de Down (SD) é uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, o par 21, por isso também conhecida como trissomia 21. Esta alteração genética afeta o desenvolvimento do indivíduo, determinando algumas características físicas e cognitivas. A maioria das pessoas com Síndrome de Down apresenta a denominada trissomia 21 simples, isso significa que um cromossomo extra está presente em todas as células do organismo, devido a um erro na separação dos cromossomos 21 em uma das células dos pais.

Quebrando mitos

A Fundação Síndrome de Down explica algumas diferenças entre mito e a realidade da deficiência:

A Síndrome de Down não é uma doença e não deve ser tratada como tal. É preciso olhar para as pessoas além da síndrome, pois as características individuais são inerentes a todos os seres humanos.

A Síndrome de Down não é uma lesão ou doença crônica que por meio de intervenção cirúrgica, tratamento ou qualquer outro procedimento pode se modificar.

Não podemos generalizar as pessoas com Síndrome de Down, determinando certos comportamentos, pois essa afirmação pressupõe preconceito. Cada indivíduo tem suas características de acordo com sua família e ambiente em que vive.

Grande parte da população acredita que todas as pessoas com Síndrome de Down são carinhosas. Isso se deve ao fato de associá-las às crianças, infantilizando-as e as mantendo em uma “eterna infância”.

Ozni Agência Web - Criação de Sites, Novo Hamburgo, Porto Alegre - RS

As pessoas com Síndrome de Down têm o direito de participação plena na sociedade como qualquer outra criança, dessa forma devem estar incluídas na rede regular de ensino.

A criança deve entrar na escola quando for conveniente para ela e para sua família.

A comunicação acontece de várias formas como gestos, expressões corporais e faciais, choro, fala e escrita. Para haver comunicação é necessário estar numa relação onde seu desejo é reconhecido e respeitado.

Ministério Obra Prima

Caso você tenha filhos com diagnóstico de Síndrome de Down, procure o Projeto Obra Prima da Igreja Batista da Lagoinha. O trabalho desenvolvido no projeto prioriza o cuidado com os chamados “portadores de necessidades especiais” a partir da assistência social, psicológica e espiritual.

Quer saber mais sobre o Ministério Obra Prima?
Fale com o Pr. Vladimir – (31) 8445-2910 ou 3421-4105 / E-mail: vladimir.ribeiro@lagoinha.com

::Érica Fernandes

Fonte: Lagoinha

Leia também:

Compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Google Buzz
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati

Cadastre-se para receber novos artigos por e-mail:

Leave A Response »